" A essência do processo de
aprendizagem significativa é que idéias simbolicamente expressas sejam
relacionadas de maneira substantiva ( não literal) e não arbitrária ao que o
aprendiz já sabe. "
David Ausubel |
David Paul Ausubel nasceu nos Estados Unidos, na Cidade de Nova
York, no ano de 1918, filho de uma família judia pobre de imigrantes da Europa
Central.
A teoria de aprendizado de aprendizado significativo
[Ausubel et al, 1978] - que tem exercido uma enorme influência na
educação - se baseia em um modelo construtivista dos processos
cognitivos humanos. Em particular, a teoria da assimilação
descreve como o estudante adquire conceitos, e como se organiza sua estrutura
cognitiva. A premissa fundamental de Ausubel é ilusoriamente simples:
"O aprendizado significativo acontece quando uma informação
nova é adquirida mediante um esforço deliberado por parte
do aprendiz em ligar a informação nova com conceitos ou proposições
relevantes preexistentes em sua estrutura cognitiva. (Ausubel et al.,
1978, p. 159)"
Para David Ausubel, psicólogo da aprendizagem,
o principal no processo de ensino é que a aprendizagem seja significativa.
Isto é, o material a ser aprendido precisa fazer algum sentido para
o aluno. Isto acontece quando a nova informação “ancora-se”
nos conceitos relevantes já existentes na estrutura cognitiva do
aprendiz.
Neste processo a nova informação interage
com uma estrutura de conhecimento específica, que Ausubel chama
de conceito “subsunçor”. Esta é uma palavra que tenta traduzir
a inglesa “subsumer”.
Quando o material a ser aprendido não consegue
ligar-se a algo já conhecido, ocorre o que Ausubel chamou de aprendizagem
mecânica (“rote learning”). Ou seja, isto ocorre quando as novas
informações são aprendidas sem interagirem com conceitos
relevantes existentes na estrutura cognitiva. Assim, a pessoa decora formulas,
leis, macetes para provas e esquece logo após a avaliação.
Para haver aprendizagem significativa é preciso
haver duas condições:
a) o aluno precisa ter uma disposição para
aprender: se o indivíduo quiser memorizar o material arbitrariamente
e literalmente, então a aprendizagem será mecânica;
b) o material a ser aprendido tem que ser potencialmente
significativo, ou seja ele tem que ser logicamente e psicologicamente significativo:
o significado lógico depende somente da natureza do material, e
o significado psicológico é uma experiência que cada
indivíduo tem. Cada aprendiz faz uma filtragem dos materiais que
têm significado ou não para si próprio.
Para Ausebel é importante a aprendizagem de conteúdo
verbal com sentido, aquisição e retenção de
conhecimentos de maneira "significativa". O resultado é tão
eficaz quanto a aprendizagem por "descoberta", mais efetivos por economizarem
tempo do aprendiz e serem mais tecnicamente organizados. Este autor
se preocupa mais no processo de instrução com a apresentação
de conteúdo com sentido, do que com os processos cognitivos do aprendiz.
A programação de matérias deve ser feita por meio
de uma série hierárquica (em ordem crescente de inclusão),
com cada organizador avançado precedendo sua correspondente unidade.
Para Ausubel), a aprendizagem não necessita necessariamente
da motivação. Ela ocorre por si só. Para ele, quando
se aprende algo, há uma satisfação inicial, que estimula
que o ato pedagógico continue se desenvolvendo. O aspecto cognitivo
é a sua maior preocupação. A motivação
para ele é crescente no momento em que o aluno conhece os objetivos
do ensino , que devem ser claros e relacionados com o imediato. Para ele,
motivação é a própria aprendizagem.
A PRÁTICA DE APRENDIZAGEM
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